2.23.2009

Acontecimentos do Catano - Carnaval de Samora Correia 2009

"Seguramente mais de 20mil pessoas no carnaval de Samora Correia". Ai... Não me contenho de tanto rir! Bem, como boa nortenha que sou, decidi infiltrar-me num carnaval lá do sul na tentativa de...qualquer coisa. Mas tentei ao menos.

Por volta das seis horas da manhã saímos do Porto em direcção ao Ribatejo, mais especificamente Samora Correia, uma vila no concelho de Benavente. Pode nem ser um carnaval muito grande, mas pelo menos continua de borla. Ao longo do penoso caminho percorrido de automóvel apercebi-me de uma ameaça que pelo que perece se está a desenvolver a olhos vistos. Durante o percurso reparei que o país não consegue controlar essa epidemia que se difunde amplamente. Fosse por que terrinha fosse deparava-me sempre com pelo menos um PINGO DOCE! Eles são aos milhares e vêm para dominar o país! Quando virem um fujam, ele pode tornar-se agressivo e atacar-vos com minis Ritas Blanco a proferir de forma interminável a lista de preços e promoções do dito supermercado.

Voltando à Cinha Jardim, desculpem, vaca fria, Samora Correia orgulha-se de ter o melhor carnaval do Ribatejo, cheio de cor, alegria, boa disposição, tudo ingredientes essenciais para a época. As estrelas deste ano eram Rui Bandeira, o convidado especial, Bélina, a rainha do cortejo e João Pimentel, um imponente rei de quase dois metros de altura. No entanto, uma menina do norte, habituada a pessoas afáveis e simpáticas, fica meio atarantada quando tenta comprar uma garrafa de água e a tomam como assassina em série.
-Desculpe! (enquanto fazia gestos para chamar à atenção da exímia senhora)

Ela aproxima-se de mim, com ar de má e abana-me a cabeça de uma forma medonha como quem diz “o que queres, ò insolente?”

-É uma garrafa de água das grandes.

Olha para trás, foca a garrafa e olha novamente com cara de desconfiada.

-Fresca ou natural? (nesta altura, se ela tivesse um laser nos olhos tinha feito com que o meu esbelto cabelo fosse dizimado)

-Natural.

Pega na garrafa como se me tivesse a fazer um favor não retribuído e quase que a rebola para cima do balcão, ficando uns segundos a olhar para mim com ar de esgazeada.

-Quanto é?

A jeitosa olha em volta dela com olhinhos de que tinha fumado coisas menos recomendáveis, foca-me, faz um compasso de espera e finalmente responde.

- Um euro e dez.

Dou-lhe o dinheiro e quando eu ia perguntar se estava certo ela vira-me costas e afasta-se de mim como se eu padecesse de alguma doença infecto contagiosa.

A rua onde se realiza o cortejo é bem mais pequena que a rua em frente da minha casa. Estava cheia de pessoas, porque apesar de estreita, a rua era bastante longa, mas 20 mil pessoas era impossível ter naquele local. O senhor que estava a animar os foliões mandava uma lábia impressionante.

-Não ponham moedas nas caixas dos donativos que já são velhinhas. Ponham notas, que são mais leves e fáceis de contar.

Escusado será dizer que mais de metade das pessoas já o ignorava e era como se estivesse a falar para o boneco

Inicia-se o cortejo e o espírito carnavalesco atinge o seu auge. Estávamos nós a captar imagens e a filmar o espectáculo quando uma besta, bastante semelhante à do São João, se atravessa à nossa frente.




Mas ao menos este animal cedeu aos meus comentários ("Há pessoas que deixam o cérebro em casa e quando o trazem à rua não deve estar em muito bom estado") e teve a decência de se desviar, não a cinco segundos do fim , mas a uns bons cinco minutos.

14 Jeitoso(s):

Rosie disse...

um pingo doce é extremamente importante lol

beijinho*

Ricardo disse...

Essa besta, numa bancada durante um jogo de futebol,era capaz de ser complicado! :)

Beijo

Ana disse...

Oh pah, eu gosto muito do Pingo Doce, ahahah: é baratucho, acredita!!;-)

Vim espreitar o teu canto e confesso que gostei bastante ;-). Hei-de continuar a espreitar as "catanices" que a vida te mete à frente e os teus dedos espetam no monitor ;-).

Devias era ter dado um saltinho ao Carnaval de Loulé (conhecido entre os convivas como "Batalha das Flores"). Paga-se, é certo, mas as receitas remetem sempre para a Santa Casa da Misericórdia de Loulé. Aconselho é o uso de chapelinho e impermeável: a faixa etária sub-30 é o alvo preferido dos ovos, graxas, guaches, cervejas, etc, etc...

;-)

Benfiquista disse...

O meu carnaval foi passado em casa. Em casa, sem ninguém, mascarado com a minha própria tromba, ou por outras palavras, passado à boa maneira de cepo faz nada...lol.

Tá-se bem! disse...

Fantástico Inês! A menina é que merecia um oscar! ;)

Eu nem sabia que havia cortejo em Samora Correia... :( ok!

Beijooo ;))

Célio Cruz | Sweet Gula disse...

Olá Inês! Não sei que motivos te moveram a saír do Porto e vir ver o "Melhor Carnaval do Ribatejo", a um meio pequeno como Samora Correia. Que por sinal é a terra onde vivo. É verdade, não sou de cá, mas tou cá a viver. De qualquer forma o Carnaval passa-me ao lado, porque simplesmente não gosto. Mas consta mesmo que é bastante animado.
Quanto ás 20 mil pessoas...tenho dúvidas.
;)

Malinha disse...

LOLOL não sabia que em Samora Correia havia tanta festarola!!:PP
Tens um selinho lá no estaminé!!:))
bjs
_malinha

L!NGU@$ disse...

A Besta, com todo aquele ouro (ou imitação dele), parecia um daqueles espécimes que nos costumam visitar no verão.

Snoopy disse...

n agradeces à besta?? q miuda insolente q tu és! :P

Ritinha disse...

ha pessoas antipaticas nao ha?! kakaka

mas pensa k é carnaval, ng leva a mal ;)

Beijoca

Unknown disse...

O Pingo Doce também já instalou uma base na minha terra. É verdade, anda em todo lado essa ameaça!

Quanto ao Carnaval, também eu me fantasiei a rigor. E também eu andei por festas! Nada que se compare no entanto a esse monstro nacional de festividades carnavalescas, "Samora Correia"...

A besta, tal como o Carnaval, é de uma monstruosidade incrível. Eu diria até que de costas possui enormes semelhanças com o Hulk! E o Hulk é grande... e feio!

Saudações

Lu.a disse...

Era eu que me levantava às 6h00 da matina para ir ver um carnaval... livra!!

Rafeiro Perfumado disse...

É por isso que eu cortejos de Carnaval só o lá de casa, garanto que é o mais animado da minha rua!

Beijocas!

Anónimo disse...

conheço essa besta é do norte carago só foi la visitar os primos lol...