7.05.2009

Pessoas do Catano - E moro eu sob a alçada deste senhor

(imagem cedida por Gonçalo Marques)


Sabem quem é que tem um blog? O Valentim Loureiro. Sabem quem é que tem cartazes azuis ofuscante espalhados por Gondomar inteiro? O Valentim Loureiro. Sabem quem é que vai às festas das freguesias da terra fazer propaganda política? O Valentim Loureiro. Sabem quem é que me estragou o PC com um vírus? Não deve ter sido o Valentim, mas gostava de saber quem foi.


Como passei o fim-de-semana fora, na rambóia e a jantar em restaurantes italianos, não tive a oportunidade de acompanhar os meus pais nessa maravilhosa jornada pela festa/romaria popular do São Bento das Pêras e do São Cristóvão (juntaram os dois para poupar dinheiro, só pode).



(vou contar isto como se conhecessem a terra, mesmo à mete nojo)


Pelo que me disseram, após a entrada num café, mesmo ao lado dos chineses que tem perto da igreja, deram de caras com o magnifico espécime político, originário de Gondomar, de voz rouca e pelagem grisalha. Pode ser encontrado frequentemente em romarias populares ou em janelas de escritórios aos berros, a dizer que, e passo a citar, 'não vão encontrar nada'. Já foi visto variadas vezes em tribunais, que por muitos peritos, se julga ser a sua segunda casa. É um experiente praticante de "Waving Hand", também praticado por figuras como a Miss Universo e Eddie Murphy. Após se acomodarem devidamente e serem sido servidos no referido estabelecimento, decidiram ficar um pouco a desfrutar do ambiente do local. Minutos depois, o espécime levanta-se do local onde se encontrava, desloca-se até à mesa dos meus pais, estende a mão ao meu pai, e quando este se prepara para retribuir, foge com a mão, estende à minha mãe e solta um "as senhoras primeiro". Profere umas quantas palavrinhas de cariz político, como não podia deixar de ser, e sai do estabelecimento comercial, com destino não determinado.
A meu ver, ou foi para os carrinhos de choque para os putos, ouvi dizer que ele adora a intensidade das pancadas, para as roulotes de farturas e afins, ou ainda para as bancadas de fogaças de Vila da Feira, um doce, sem margem para dúvidas, tipicamente gondomarense.
A festa onde tal criatura foi avistada, que nem Yeti , prolongarse-á pela restante semana, tendo o seu apogeu no próximo domingo, com um procissão religiosa, onde a presença do espécime é quase certa. Faz questão de acompanhar, o já débil, Padre Vidinha e Marco Martins, o presidente da junta (vénia ao senhor presidente).

Entretanto aguardarei pelo meu microondas novo, pelo meu computador novo, pela minha bimby nova, pelo meu frigorífico novo, pela minha depiladora nova, pela minha TV nova, pelo mau sistema de som novo, pelo meu telemóvel novo, pelo meu aspirador novo, pela minha máquina de lavar/secar roupa nova,... caso contrário não irei votar no senhor. Acho que me esqueci de alguns, só espero que ele tenha recebido a lista por email.

14 Jeitoso(s):

Unknown disse...

Tu és má x)

Otário Tevez disse...

ainda te sai do pc um valentim loureirozito e toma-te a casa de homejacking!

cá para mim foi mesmo ele que te adoeceu o pc!

S* disse...

Olha lá... se ele te der tudo isso livra-te de nao votar nele! :P

Rosie disse...

tambem estou a precisar de uma tv nova. tambem a tenho de pedir ao senhor valentim! :P

Dylan disse...

Muito bom texto e aguçada ironia...

Ritinha disse...

GONDOMAR GONDOMAR GONDOMAR!!!

nao me digas que ele nao berrou um bocadinho este seu "hino"?! é uma verdadeira desilusão :D

beijinho

paulofski disse...

Bem podes aguardar sentadinha pela resposta do e-mail que que nem um saco de batatas ele te dará.

Peter of Pan disse...

Sabem quem é que um dia vai de cana?! O Valentim Loureiro!

Peter of Pan disse...

Sabem quem é que um dia vai de cana?! O Valentim Loureiro!

Otário Tevez disse...

tens um prémio no meu blog.

ora, boa semana!

Bloguótico disse...

Agora percebo melhor pk razão o sr Loureiro perguntava sempre: "Quantos são?!... Quantos são?!..."

... Referia-se a electrodomésticos... fizeste bem em pedir-lhe isso tudo! :D

Unknown disse...

Quando vejo o nome Valentim Loureiro em qualquer lado, só me vem uma palavra à cabeça... Estupor!

Ivan Mota disse...

GUTERRES GUTERR.. GONDOMAR! Este senhor é o rosto da máfia portuguesa. Malandro.

Táxi Pluvioso disse...

Olha!! Também gostava de saber quem me lixou o computador. Vou ter que formatar ou reinstalar o Windows, (uma chatice, que é preciso telefonema para a Microsoft e tudo ou dar a volta, sem garantia de sucesso, bummer!!).

O Valentim anima a malta, (uma vez até cantou o fado num programa da Moura Guedes "raios e coriscos" ?), pensa ele que não o apanham, mal sabe o que é a "justiça portuguesa".