5.12.2010

Acontecimentos do Catano - Manobra de Diversão

Para os mais distraidos, que não devem ter televisão, e que ainda não sabem, o Papa está em Portugal. A toda a hora, em qualquer canal de televisão em sinal aberto é possível dar de caras com algo referente a esta tão épica visita. O conceito de zapping deixa de fazer qualquer sentido, isto porque no canal seguinte estará a ser transmitida precisamente a mesma coisa, só que num angulo e com luminosidade e brilhos diferentes. A meu ver, esta vinda do Sumo Pontifíce até terras lusas não passa de uma engenhosa manobra de diversão que pretende desviar a atenção de uma série de acontecimentos que ocorrem em paralelo, como passarei a explicar.

Com a comunicação social a ocupar todas as suas frentes com assuntos religiosos, o governo decide negociar o aumento dos impostos. Sim, é verdade. Pedro Passos Coelho e José Sócrates estão empenhados na luta contra o défice e a medida prevista para resolver tal dilema é a subida do valor dos impostos. Se o povo não sabe, eles não são os maus da fita, no entanto muitos bolsos se irão ressentir.

Outro assunto que captou a atenção dos orgãos de comunicação foi a lista dos jogadores convocados por Carlos Queirós para o mundial de 2010 a realizar na África do Sul.  Muito sinceramente acho indecente que certos jogadores lá estejam e eu não. Apesar de não dar uma para a caixa, certamente que iria fazer muito melhor figura que eles. E se esses certos jogadores são para ficar no banco, mais valia que o senhor seleccionador nacional tivesse ido a uma tascazita com "sentadores" reformados profissionais e convidado uns quantos a assistir a uns joguitos em local privilegiado.

Vamos lá parar um bocadinho para raciocinar. Já temos religião e futebol, falta a família. É só impressão minha ou parece que o nosso país regrediu uns quarenta anos só numa semana? De repente apenas a visita papal e futebol importam a Portugal. Parece uma espécie de "Conta-me Como Foi", mas ao vivo e sem a Rita Blanco.

Depois de uma fantástica aula de Latim, muito pouco produtiva, em que traduzimos um texto que falava em fuga de galinhas, dirigi-me até à paragem de autocarros mais próxima para apanhar o mítico 200 Bolhão. Eu, na minha inocência, nunca pensei que me iria cruzar com tal figura. Entrei no autocarro e um clarão surgiu do lado esquerdo (talvez tenha sido o reflexo de um carro, mas gosto de pensar que era algum tipo de alerta divino). Era Ele! Era Jesus Cristo!! E eu tenho provas disso!!

(e sim, fui eu quem tirou a foto)

Enquanto que o Papa exige enormes mordomias, sapatinhos Prada, almofadinhas, roupinhas bonitas e o já famoso PapaMóvel, Jesus Cristo veste roupinha modesta, casaquinho gasto e anda de transportes públicos. Supostamente a pobreza é um dos votos feitos quando os padres são ordenados, isto por ser um dos valores, juntamente com a castidade e a obdiencia. Eu sou católica, catequista e acho vergonhoso o actual estado da religião cristã, que se preocupa mais com a ostentação e o brio do que com os valores que supostamente deveriam estar enraisados em todos aqueles que a professam, especialmente nos seus representantes mais directos e importantes. Não tenho por hábito expressar os meus valores quanto a estes assuntos, mas isto é algo que me incomoda seriamente. 

Para finalizar, após a exposição destes argumentos acho que posso considerar a minha teoria válida. A visita do Papa não tem como propósito evangelizar nem o próprio Bento XVI é o factor importante. Apenas não passa de uma forma de distrair o país da subida dos impostos, da convocatória do mundial e acima de tudo da visita de Jesus Cristo à cidade do Porto.

14 Jeitoso(s):

Bisc8 disse...

Se isto fosse o Facebook eu fazia um "Like", mas como não é, deixo o meu comentário.

Estou contigo nessa coisa da conspiração e da religião.

Também sou católico e essas mordomias e mediatismos também me dão a volta ao estômago. No entanto, não é isso que afecta a minha crença visto que "adoramos a Deus e não aos padres", como um padre me disse uma vez. Mas sim, reconheço que há uma crise de valores e cabe a nós aos poucos mudá-la.

Também há uma coisa que me deixa um bocado transtornado. Toda esta questão da pedofilia que agora é usada a torto e a direito contra a igreja para mim não faz sentido. É grave o que aconteceu? É, sem dúvida, gravíssimo. Podemos julgar a igreja no seu todo por estes casos? Não me parece. É o mesmo que dizer que todos os apresentadores de televisão são pedófilos porque o Carlos Cruz também o era. É certo que o caso é mais delicado dada a ideologia de um padre, mas é como tudo na vida: há padres bons e maus, padres que o sabem ser e outros que não dão jus ao nome.

De qualquer das formas, o que escreveste faz todo o sentido visto que nos próximos dias até pode vir um tsunami e fazer desaparecer os Açores que ninguém vai dar conta. lol

D. disse...

Cada vez mais gera-se um enorme mediatismo à volta de tudo.. As pessoas só podem andar num estado de extremo desespero para se agarrarem a este tipo de coisas como se o mundo estivesse limitado a estes acontecimentos.

Quanto à religião, eu fui baptizada, fiz as duas comunhões e entretanto deixei a catequese. Deixou de fazer sentido para mim. Talvez porque comecei a questionar aquilo que me era dito. Actualmente, considero-me mais perto do agnocismo que da religião. Mas tenho a perfeita noção que esta mudança foi acontecendo devido aos pontos de vista da Igreja (com a maioria dos quais estou longe de concordar) e, principalmente, devido ao luxo em que os superiores hierárquicos (se é que os posso chamar assim) vivem. Não me parece que seja esta a mensagem que Deus quer passar.
Enfim...

(aparte) Tu tiraste mesmo a foto ao Jesus no autocarro? :o

Otário Tevez disse...

apanhas-te deus no comboiO?
E NÃO LHE DISSESTE NADA? :o
cá para mim ele veio dar os parabéns ao jesus...

Jo disse...

eu concordo contigo em relação ao estado em que está a religião cristã.
em relação à foto acho que está espectacular! xD
beijinho

Missy_FLORescente disse...

1o facto. Voto de pobreza sim, voto de falta de higiene não. O teu "Jesus", está com ar pouco higiénico.

2o facto. Antes o mediatismo para o Papa, que o mediatismo para o sangue. O Povo quer sangue, está provado.

3o facto. A distracção está para os mais distraídos. Tu também viste certamente todos os acontecimentos Papais, mas não deixaste de estar atenta. Como tu, graças a Deus, há mais. Tambem há mediatismo no Natal, e ninguem se distrai. Porque Natal é todos os anos, o Papa nem sempre cá vem... Porque senão fosse o Papa, continuava-se a abafar todas as coisas mencionadas por ti, e dar mediatismo ao Benfica Campeão [vénia]!

4o facto. É em dias de desgraças, estilo, Haiti, Tsunami na Ásia, etc, que a Igreja reparte os seus bens financeiros. Um Papa, como porta voz da Igreja Católica, sucessor de Pedro, e assemelhado a Cristo [a tentativa é essa], penso que mereça minimamente algumas condições. O senhor já não vai para novo, e, mais do que o Governo português, a Igreja é perseguida, coisa que o torna ainda mais velho e cansado.

5o facto. Gosto da tua escrita, das tuas ideias, dos teus argumentos [muito embora não concorde com alguns]. Espero que seja um incentivo á continuação.

:) beijinhos, Missy_FLORescente

Ana disse...

Para ser mais parecido com Jesus só lhe faltava ser mais morenito... eheheeh.

Bloguótico disse...

Jesus está mesmo em todo o lado! :D

Ainda agora li um post sobre o tema e é curioso reparar que, no essencial, partilham da mesma opinião... que, aliás, será a opinião da maioria, creio!! Aconselho a leitura! eis o link:

http://nirvana-acupofthoughts.blogspot.com/2010/05/o-papa-e-o-pais.html

Pinkk Candy disse...

vim conhecer o teu cantinho, através do cantinho do Blogótico :)

então tu viste e fotografaste JESUS, e deixaste isso passar assim? hein?
isso não se faz =P

LOOOLL

Ritinha disse...

até que concordo contigo... infelizmente este país não está muito bem --'

o homenzinho parece mesmo Jesus Cristo ou pelo menos a ideia que nós temos dele!

beijinho

Rafeiro Perfumado disse...

Jesus a passear no Porto ainda se arrisca a ser crucificado e a levar um enxerto de porrada. Sim, que a memória do campeonato ainda está fresca!

Beijoca!

Táxi Pluvioso disse...

Sim, Cristo mora no Bolhão.

E, com estes aumentos, temos família. Ou seja, uniu a família. Qual é o jovem que tem dinheiro para sair da casa paterna? arranja uma namorada e vai viver para casa dos país. bfds

Casemiro dos Plásticos disse...

épa o gajo é mesmo jesus cristo LOOOOOOOOOOOOOOL
concordo totalmente com o post apresentado pá, parabéns.
bj

Flávio Miguel Mata disse...

Adorei o blog :o
Parabéns.

Anónimo disse...

LOOOOL

Realmente ou era ou parecia!