3.20.2010

Coisas Do Catano - Fobias

Estava eu há uns dias largos a ver o Jogo Duplo quando me lembrei que tinha medo do Malato. O mais próximo que encontrei que se parecesse com Malatofobia foi Malaxofobia. Lá fui eu à Wikipédia, a fonte mais fidedigna de sempre no que diz respeito a tudo, desde a cultura do cacaueiro em São Tomé e Princípe, à vida intima de Ruth Marlene. Foi após intensos e árduos segundos de busca que descobri que Malaxofobia se tratava, não de um medo irracional da pessoa de José Carlos Malato, mas sim "aversão doentia aos jogos amorosos, à sedução". Se esses jogos de sedução fossem com o individuo já referido, lógico que ficaria aterrorizada, aliás, arrisco afirmar que entraria em choque!

Desfeita a minha dúvida, decidi explorar a lista que este poço informativo me disponibilizava. Inicialmente cliquei nas palavras que achei que me indicassem medos mais cómicos, como por exemplo Katsaridafobia, que eu julguei ser medo a Kitkat, Ginofobia, que tudo indica ser aversão a pessoas chamadas "Gina", Eretofobia que indaguei que se tratasse de... Bem, esta corresponde ao que eu pensei. Encontrei ainda Hexacosioihexecontahexafobia, que pensei que fosse um erro ortográfico qualquer do autor, ou que tivesse adormecido por segundos em cima do teclado, Hipopotomonstrosesquipedaliofobia, que soa, claramente, a medo de hipopótamos, Penterofobia, que me parecia medo de pentes ou até mesmo Bifobia, ou seja, medo de bifes.

Após mais uns conturbados e magníficos minutos de pesquisa, dei por mim a pensar nas minhas fobias. Quem me conhece minimamente sabe que há pelo menos uma coisa que me põe possessa e aos gritos, fenómeno que se vem a registar desde tenra idade: PALHAÇOS! O medo de palhaços, ou se preferirem a coulrofobia, já me acompanha desde cedo, e leva-me a fazer figuras bem tristes quando passo na rua de Santa Catarina, por exemplo. Um dos episódios mais recentes deu-se quando uma carrinha promocional, alusiva ao filme de Tim Burton "Alice in Wonderland", depositou os seus actores, devidamente caracterizados na rua. Ia eu muito descansadinha a andar quando grito "ESTÁ ALI UM PALHAÇO", quando na verdade era um individuo vestido de Chapeleiro Louco. Lógico que se o rapazito fosse o Johny Depp eu não gritaria nem fugia, como é óbvio.

Uma fobia que me deixou bastante confusa foi a afobia, ou seja, uma fobia na qual a pessoa não possui fobias e tem medo de não ter fobias quando as devia de ter, que é como quem diz ter medo de não ter fobias. Isto deu-me um grande nó no cérebro quando li pela primeira vez, mas após uma leitura pausada e uns minutos de raciocínio apercebi-me que esta fobia é parva. Porque alguém que tem fobia a não ter fobias, já tem uma quando na realidade acha que não as possui. E é neste momento que o meu cérebro colapsa e fica feito em papa.

Este curioso mundo das fobias ainda permanece muito inexplorado, e passo a explicar porquê. Eu, por exemplo, tenho medo de balões (sim, aquelas coisas de borracha que se assemelham a preservativos) e um bocadinho de medo que me peguem ao colo, no entanto acho que ainda não há designação especifica para isto. Se alguém tiver conhecimento de uma "balonofobia" ou "pegançócolofobia" que me avise.

23 Jeitoso(s):

Bloguótico disse...

Espero que não haja ninguém que sofra de "postofobia" porque este post está altamente!!! LOOOOOL

Eu poderia destacar qualquer uma das fobias mas destaco a "coulrofobia"... já que gosto de me auto-intitular de "palhaço"! Espero que isso não te afaste do "crónica"... mesmo não sendo eu o Johny Depp!! :D

Rodrigo Carvalho disse...

Hum... E ovelhófobia?? Eu tambem tou a procura... :D

D. disse...

As fobias daqui a uns tempos vão estar na moda e as pessoas já nem vão reparar (eheh). Mas eu até compreendo o teu medo de palhaços, porque quando era mais pequena também sofria do mesmo. Com o passar do tempo, esse medo foi-se e veio a VERDADEIRA fobia: melissofobia, o medo mórbido a abelhas. Agora imagina-me a dar um berro sempre que me "cruzo" com uma abelha. Durante o Verão, é a loucura. E não, nunca fui picada. Um dia vou para uma clínica tratar-me x)*

Canetas disse...

O Johnny Depp também tem medo de palhaços. E eu também :D

*

Rosa Branca disse...

Nós os Psicólogos aos domingos, durante o serão, entretemo.nos a criar medos bonitos e que dêem a volta à cabeça às pessoas...:P:P

É uma maneira das Psicólogas que vão às Tardes da Júlia dizerem um palavrão e mostrarem-se profissionais de qualidade!:P

:):) Sou um bocadinho mazinha, I know!:P

Lolita disse...

Como eu te compreendo... Tenho as mesmas fobias que tu. Também acho que os palhaços deviam ser todos aniquilados juntamente com carradas de balões. E eu bem longe disso tudo (credo, palhaços e balões no mesmo sítio é de morrer de pânico :|)

Otário Tevez disse...

ena, c'a palavreado. fosse eu padecer dessas fobias, só o tempo que perderia a explicar às pessoas os meus medos com esses nomes todos catitas... lá se ia 1/3 de minha ao ar ;)

Marco Rebelo disse...

tens q mudar esta parte dos "jeitosos comentaram" é q estou tao longe d ser jeitoso q fico com vergonha d escrever :)
KISS KISS

Marco Rebelo disse...

Adicionei-te de boa fé no facebook :)

Anónimo disse...

Eu tenho germofobia. E agora que acabei de escrever vou rapidamente lavar as mãos e desinfectar o teclado =P (mas tenho msm)

lampâda mervelha disse...

Já que estamos numa de fobias...

http://lampadamervelha.blogspot.com/2006/10/lobo-mau-anacrnico-rendido-um.html


:)

Ritinha disse...

eu por acaso já tinha visto estas preciosidades... muito bizarro no mínimo!!!

beijinho

Raquel Santos Silva disse...

Inês, que coisas estranhas que andaste a descobrir! :P
Medo do Johnny Depp, nunca :)

Rodrigo Carvalho disse...

O que o wikipedia faz a esta gente! xD

Táxi Pluvioso disse...

E não há fobofobia?

Gonçalo disse...

Gostaria mesmo assim que passasses no Restaurante para deixar um sorriso. Seria uma atitude que iria agradecer imenso. Pensa nisso.

Beijinhos***

Lu.a disse...

E olha, tu tens fobia do Malato porquê? O homem parece tão inofencivo :))))))

Táxi Pluvioso disse...

Por não haver páscofofia, boa Páscoa, que os professores dêem amêndoas doces e que as amargas metam-nas nas garrafas.

Voluptia disse...

Eu tenho fobia a cobras :|
Odeio-as!


Coitado do Malato...se tens fobia dele ele já não vai poder dizer "Já fui muito feliz a ler o Coisas Eventualmente do Catano"!

Anónimo disse...

Eu gosto especialmente da Sexoafobia (medo de fazer sexo) e
Sexofobia (medo do sexo oposto)... É coisas que eu julgo ter, se o sexo oposto for o Malato! xD
ahahah

Beijão :)

Anónimo disse...

Ah! Era só para dizer que achei piada a esta fobia!

http://gostei.abril.com.br/frame/index/fotos-de-danielle-vincely-que-tem-fobia-de-sexo-no-quarto

Táxi Pluvioso disse...

Obviamente temos sanctum.

corbege disse...

Eu só tenho das normais (acho) - sofro um pouco de aracnofobia, as lindas aranhas..Já viram bicho mais bonito que aquele? Eu não. Yak..
E a fobia de agulhas (Aicmofobia, pesquisei agora. Nome mais esquisito), que engloba fazer análises ao sangue e até qualquer alfinete ou coisa pontiaguda faz-me perder a cabeça.

Beijinho *.