3.05.2010

Pessoas do Catano - I don't wanna grow up

Como criança normal (acho eu) que fui, quando me perguntavam o que queria ser quando fosse grande, tinha eu os meus cinco anitos, respondia criminalmente que queria ser adulta. Actualmente, não que seja muito sábia, denoto o quão tonta e típica aquela resposta é nas crianças. Pobres seres indefesos, já não muito inocentes, que nem imaginam que a idade , à medida que avança, tem como contrapartida responsabilidades e complicações éticas e morais.




Há uns dias reparei numa menina que deveria ter uns treze anos, ou seja, um exemplar feminino no pico da famosa idade da parvoeira. Apesar da tenra idade de o seu puro olhar transmitia, vestia-se e comportava-se como uma adulta sabida da vida. Aquilo fez-me uma confusão incrivel. A obsessão em transmitir uma imagem que supostamente impõe respeito e faculta um estatuto faz com que percam momentos cruciais e fases da vida que são muitissimo gratificantes. "Ah e tal, mas eu quero usar calçado que me faça parecer mais alta e que produzam um barulhinho engraçado enquanto caminho". Para isso bastava arranjar um par de andas e colocar godos nos bolsos. Garanto que o efeito era o desejado e tinha a vantagem de ser muito mais cómico.

Desconheço a razão para esta súbita epidemia de piquenos pseudo emancipados, fenómeno que incide mais nas meninas, que exigem crescer fora de tempo e desperdiçar momentos de irresponsabilidade protegida. Muitos talvez nunca se aperceberão do que não viveram, e os que tiverem discernimento para tal irão tentar compensá-lo de formas menos ortodoxas. Não os censuro, só espero que impeçam os seus descendentes de cair em erro semelhante e lhes ofereçam a infância merecida e que é sua por direito.

18 Jeitoso(s):

Catherinne Duarte disse...

Queremos crescer e fazer tudo o que os mais velhos fazem... mas quando começamos efectivamente a crescer rapidamente nos apercebemos de que afinal a melhor idade é as das crianças.

Otário Tevez disse...

eu, em pequeno, nos 5 anos dizia que queria ser palhaço :\ aquelas idas ao circo cardinnali todos os anos não me faziam muito bom...

Anónimo disse...

Já eu não quero crescer assim tão rápido xD

Quero ser parva até em adulta xD

Falta meses...


Q medo xD

Matilde Quintela disse...

Quando for grande, eu quero ser pequenina*

Ana disse...

Tas muito crescida, tu... :DDDDD ;-) :-p

Mas, concordo...as crianças estão a querer deixar de o ser cedo de mais, embora sejam cada vez mais imaturas...

António Castro disse...

e é por isso que adorava voltar a ser criança. E isso dos piquenos pseudo emancipados já acontecia no meu/nosso tempo. A diferença é que naquela altura era um fenómeno em vez de uma epidemia.
Eu hei-de ser um eterno parvalhão. Daqueles que só dizem coisas estúpidas nas alturas erradas, mas que animam as pessoas como mais ninguém faz. Só porque isso me faz sentir pucanito.

Anónimo disse...

I'M SO LUCKY!
Nunca passei por tais coisas, vivi, sem pensar (muito) na fase adulta. Tinha amigas que adoravam fazer o desfile aos pais com os sapatos da mãe, os lábios pintados sem jeito [bastante normal] e as bochechas indefesas de tanto pó. O que me valeu foi a diversão dos meus pais, a sua loucura para a brincadeira.
Bjnho :)

Bloguótico disse...

Ainda que eu quisesse ser adulto, acho que não me safava! Ainda que hoje o seja, não consigo disfarçar a minha criancice!! LOL

Matilde Quintela disse...

Estou a tentar, e acho que as borboletas estão a voltar de novo (':

Ritinha disse...

quando somos crianças queremos a toda a força crescer, quando somos adultos o que queriamos era um bocado menos de responsabilidade e um bocado mais de inocência.

beijinho

lampâda mervelha disse...

E queria ser Chefe.

Vá, ser de mim já dá trabalho...

Enfim, uns sapatinhos que produzam um barulhinho engraçado... umas socas de madeira!

Órfãos da sua própria infância...

Raquel Santos Silva disse...

Quando chegarem a adultos eles vão perceber o que dizes :p Às vezes só conseguimos acreditar em algo e aprender a lição quando experimentamos as coisas e caímos nos erros :)

paulofski disse...

Lembrei-me de ouvir muitas vezes alguém dizer que "a época em que vivemos nunca é a melhor das nossas vidas". Em certas alturas quando era criança eu desejava ser adulto. Agora, muitas vezes e quase sem me dar conta disso, sou apanhado a comentar certos assuntos que nos levam a uma frase comum, "ahhh... quando eu era mais novo, eu fazia e acontecia!". Pois é, nunca estamos bem com o que temos.

Foto muito bem escolhida.

eco disse...

como dizia variações "estou bem onde não estou".
e está tudo dito.


eco

Casemiro dos Plásticos disse...

Tu és muito estranha Inês LOL
bj

Táxi Pluvioso disse...

"Uma adulta sabida da vida" é eufemismo para meretriz? era o que se chamava antanho, no tempo afonsino.

Um ataque viral e a "cura" do computador arredou-me da net, estou ansioso por ver que maravilhas ela nos traz. bom domingo :-))

squaretee disse...

Armam-se em grandes mas não têm maturidade para o ser. Depois ouvimos falar em gravidezes na adolescência, na enorme quantidade de adolescente que fuma etc etc...

muser disse...

sao tao irritantes:|

13 anos, a minha irma tem essa idade. ou 14:|