7.15.2010

Coisas do Catano - What grinds my gears

Eu sei que o título parece uma coisa saida de um certo episódio de Family Guy, e também sei que já não escrevia aqui há imenso tempo, mas tanto uma coisa como outra tem uma explicação plausível. Vamos começar pela mais simples.

Todo o universo sabe, ou deveria saber, que eu estudo na FLUP, e como qualquer normal aluno de ensino superior, nas últimas semanas estive sujeita a intensos momentos de avaliação para os quais estudei muito pouco. Não por falta de tempo, não por valta de vontade, mas porque sofro de uma espécie de sindrome, por mim denominado por Preguicite Aguda. Apesar de ter sido atingida por tal maleita, sofro de outra enfermidade, igualmente pontual, cujos sintomas se manifestam pela captação fácil de tudo e mais alguma coisa, por mais distraida que possa estar. Foi esse segundo achaque que permitiu que eu passasse a todas as cadeiras em época normal e terminasse o meu primeiro ano com uns modestos quinze valores de média.

Para a explicação do título aviso desde já que vou enveredar por caminhos pouco interessantes, de certo modo idiotas, que poderão levar a momentos de tédio extremos, por isso aviso desde já os mais fracos para desistirem da progressão da leitura.

Ainda podem desistir... 

Eu avisei. Isto daqui em diante vai-se tornar mesmo muito mau.

Vocês é que sabem.

Aqui vai...


Irritam-me pessoas que querem levar a sua avante, mesmo sabendo que serão os únicos a beneficiar com o assunto. Irritam-me! À custa desse assunto, há umas semanas, cometi um "suicídio altruista", segundo Émile Durkheim. Detesto ter que chegar a tal ponto para que quem é realmente importante faça ouvir a sua voz. Há pessoas incrivelmente egoístas, que apenas cedem perante atitudes drásticas, e aquela situação exigiu um suicídio moral para que realmente se centrassem em quem merecia e valia realmente a pena.

Irritam-me pessoas que criticam sem fundamento, irrita-me que me usem, irrita-me que não me peçam desculpa, sabendo eu que o outro lado reconhece que perdeu a razão. Irritam-me pessoas que perdem a noção das coisas de um momento para o outro. Irritam-me pessoas que acham que o que os outros fazem é simples, mas que nunca na vida teriam tomates para arriscar fazer algo semelhante. A palavra cobarde não é a mais correcta, mas é uma das que mais se adequa a esse género de seres. Foi por alguma destas razões anteriormente mencionadas que me afastei, não desisti completamente, do Para Lá das 5. Incomodam-me uma, duas, três, quatro vezes, e eu ignoro. Continuam com o assunto e pimbas. A Inês comete novamente um suicídio moral altruista. Mais uma vez com resultados à vista. Quem quiser que entenda. ;)

Irritam-me ainda pessoas que exprimem opiniões e acham que aquilo que pensam/consideram é algo supremo, inalteravel e deveria ser promovido a verdade universal. Se alguém gosta de um filme, de um interprete, de um jogo, de um chef, de um actor porno, de uma marca de tampões, de um tira-nódoas muito porreiro, não quer dizer que eu também tenha que gostar e partilhar da mesma opinião, mas se o exprimo, por muito delicada que seja, quase que me apedrejam em praça pública e me ateam fogo como se tivesse cometido algum tipo de bruxaria. Pessoas com cabeça tem opiniões formadas, por si mesmas, e não apenas resultado de uma copia exacta de algo que leram numa revista, só para parecer bem. Admiro pessoas independentes, que sabem pensar e apresentar uma linha de raciocínio coerente e plausível quando me apresentam um argumento acerca de algo, e não recorrem a um "porque sim" para marcar os seus pontos de vista. Se eu não concordar, contra-argumento até achar que a pessoa me convenceu de que é exactamente aquilo que considera. Lógico que a minha posição se permanecerá inalterada, mas farei por ver as coisas de diferentes perspectivas.

No final disto tudo, os senhores do Blogger "despedem-me" porque descobriram que o meu cão e o meu filho de um ano e meio, completamente alcoolizados, foram contra uma montra da Google. Ou talvez isto seja Family Guy a mais...

15 Jeitoso(s):

Anónimo disse...

Após a leitura e de todo o post tenho uma coisa a dizer pois não me ocorre mais nada ... NO COMMENTS.

Kiss da Moon

D. disse...

Aaaaiiii queria eu ter essa capacidade de assimilação que tu tens! *suspiro*

(quanto às pessoas irritantezinhas, cocózinho para elas! ;p)

*

Paulo Varela disse...

Eu adoro comentar neste blog só para ser apelidado de "jeitoso" ;)

Inês, espero que este tipo de atitudes não seja uma outra coisa que te irrite, estava apenas a brincar :D

Ritinha disse...

esse tipo de gente também me irrita --'
parabéns pelas grandes notas :D

Anónimo disse...

" Irritam-me ainda pessoas que exprimem opiniões e acham que aquilo que pensam/consideram é algo supremo, inalterável e deveria ser promovido a verdade universal. "

Também é coisa que me irrita solenemente. Mas no fundo tenho pena dessas pessoas, sabes, porque instituem a sia opinião à força, logo não têm assim tanta confiança no que dizem nem nelas mesmas.

*

Matilde Quintela disse...

Sabes, relembrar pode ser como o sumo de limão. Amargo, intenso, mas desejamos sempre beber mais um gole.
Bom post, mas tenho pena que tenhas deixado o blog do 5, embora compreenda e apoie as tuas razões (:

paulofski disse...

Comungo da maior parte das irritações e, porque na maior parte das vezes não há pachorra para elas, pelo menos tento evitá-las e sigo em frente.

Lu.a disse...

Os meus parabéns pela tua capacidade de assimilação!
Assim podes, de facto, ter acessos de preguicite sem stress ;)

Anónimo disse...

Epá, desculpa, mas fixei-me na referência a FLUP, não consegui ler absolutamente mais nada. Estou em fase de candidaturas é por isso! E sou do Porto, oriunda se é que me faço entender, mas vivo deslocada, em Castelo Branco. Entãããão, Porto sempre foi aquela base, onde sempre quis regressar, e essa linda faculdade é onde queria entrar mas devido a coisas lindas chamadas MÉDIAS, esquece lá isso. Tudo isto para perguntar.... ESTÁS EM QUE CURSO?

* kiss, kiss.

Benfiquista disse...

Bom, preguicite aguda é aquela chatice das grandes que dá a muito boa gente, com essa parte ninguém te critica descansa :)

Quanto ao resto, concordo com o que dizes, aliás, até acho que foi dos teus melhores textos desde que puseste o estaminé a funcionar, gostei do que li, até porque na prática o que escreveste corresponde aquilo a que tu no proprio texto falaste de 'raciocínio coerente'.

Desculpa a longa ausência do teu blog, eu mesmo para o meu também já não tenho grande vontade de postar regularmente enfim...

Nada disse...

Gostei...gostei muito aqui do espaço ^^
E isso tambem mexe comigo...à chapada as coisas resolviam-se (ou não...cof cof).

Boa semana*

Táxi Pluvioso disse...

Se a atenção nas aulas é mesma dos concertos dos Muse, o 20 no final do curso é garantido. Então há afastamento do five prá meia night? Finalmente vi alguns programas gravados, e vi o nickname nas mensagens de rodapé, creio que no palpitar, e tinha uma pergunta: que se passa com os vestidos da Cautela?

What grinds my gears? só há uma resposta gears of war! É capaz de ser Family Guy a mais, por essas e por outras, como se costuma dizer, eu só vejo os Morangos Com Açúcar, no Verão as actrizes interpretam... mais. bfds

Adérito, o tasqueiro disse...

Parabéns pelas notas então :)

Saudações Tasqueiras.

Patrícia disse...

Em primeiro lugar, parabéns pelas notas, principalmente por terem sido em parte à "custa" da tua facilidade em assimilar as matérias.

Segundo... Estudante na FLUP? Espectacular. Quero tanto para o próximo ano estar lá também. :)

Por último, também me irritam as pessoas que não têm a mentalidade aberta para conseguirem ouvir o outro, que acham que tudo o que dizem é que está certo... e que muitas das vezes não conseguem se quer fundamentar as suas opiniões.

Carla disse...

Adorei o post e gostei do teu blog e não foi pouco.
Irrita-me que me irritem ;)