11.09.2009

Coisas Do Catano - Custa assim tanto?

Eu sei que os tempos não são os melhores, que anda tudo com falta de dinheiro e que às vezes é complicado gerir todos os problemas que nos aparecem à porta.

Um dia deste vinha sozinha da faculdade. Tinha acordado extremamente mal disposta, durante o dia só se tinham passado desgraças e não tinha companhia até casa, como habitualmente. Apanhei o autocarro errado, que me deixou na estação de S.Bento em vez de no Bolhão (isto só vai ser preceptivel a quem conhece minimamente a Invicta), o que fez com que tivesse que percorrer a pé parte da Rua de Sá da Bandeira. Como se não bastasse estava tempo encoberto, a ameaçar chuva, e a rua era a subir. Uma coisa positiva de ir sozinha na rua é que ligo o mp3 e fico ligada e desligada de tudo ao mesmo tempo, ou seja, desligo do mundo, concentro-me na música, mas ao mesmo tempo presto muita atenção aos pormenores que me rodeiam, sempre influenciados pela música na qual me embrenho.
Reparo muito nas expressões das pessoas. Ao fim de um dia de trabalho, muitas delas querem chegar a casa para ter um pouco de sossego, daí a cara de desespero de alguns, ou até mesmo a expressão mais triste de outros. Acabam por formar uma carneirada tal que passam todos despercebidos. Nesse mesmo dia, no meio de todas aquelas caras carrancudas, reparei num senhor, com uma indumentaria mais pobre, que sorria abertamente na rua, sem qualquer preconceito, sem pudor, sem medos. Lógico que aquilo me ficou na memória e levou-me a pensar que, se calhar, aquele homem tem imensos problemas na vida, no entanto opta por sorrir. Faz melhor, sabe melhor e faz com que os outros se sintam bem, confortados, seguros.
Para nós, os nossos problemas parecem sempre os maiores do mundo e até são, porque são os nossos. No entanto, enfrentar um dia, uma realidade, um mundo com um sorriso, para além de ser mais fácil de se ultrapassar, é mais agradável e não custa assim tanto quanto isso. É uma escolha, uma questão de atitude, uma postura de vida.



Experimentem e digam alguma coisa ;D

15 Jeitoso(s):

Bloguótico disse...

São esses pormenores que fazem a diferença... e que não deixa ninguém indiferente!!! ;D

Ritinha disse...

concordo contigo... adoro pessoas como esse senhor que tu descreveste. transmitem alegria e força!

beijinho

Rosie disse...

concordo plenamente,é isso que faz a diferença.marcou-te a ti e talvez te tenha deixado um bocadinho mais feliz, tal como provavelmente o fez com ele...

Rafeiro Perfumado disse...

Ou então era alguém que pirou de vez...

Anónimo disse...

Não custa nada sorrir, afinal de tudo. Sentimos que a cidade é nossa, que não importam os problemas que já temos nem os problemas que virão. O que importa é que conseguimos perceber que não vale a pena andar triste por causa dos problemas. SIMPLESMENTE NÃO VALE. E faz-nos tão bem sorrir, aquele sorriso inocente de quem não tem nada para ser feliz, mas que simplesmente sorri porque a vida é bela.

E ouvir música, passar imperceptível ao resto do mundo, simplesmente relaxar e observar as tristezas e as alegrias dos outros, imaginar histórias e perceber que não importa a condição social, ou os problemas e as alegrias, a pressa com que se caminha,.. No final, todos queremos é ser felizes e sorrir...

Anónimo disse...

Olá! O teu blog foi-me recomendado e aqui estou, dando a minha vista de olhos.

De momento vou comentar só este post mais recente, até porque me identifiquei imenso com ele. Posteriormente lerei os restantes.

Comentário ao post:
Ora bens. Tb tenho dias merdosos como esse, eu e todo o mundo como é facto. Estive exactamente na mesma situação que tu, tirando o facto de ver um senhor mais pobretanas a sorrir. E aqui, argumento: não estaria ele a sorrir por não ter qualquer tipo de problemas? Isto é, ok, ele dava ares d ser mais pobre, logo, tinha menos com que se preocupar. Acho que só chegando ao fundo e perdendo tudo é que experimentamos a verdadeira sensação da liberdade. Provavelmente esse senhor estaria a sorrir por outro motivo qualquer, provavelmente ele não sorria porque optou por encarar a vida de merda que deve ter com um sorriso. Provavelmente sorria porque era doente mental. Porque quem sabe que a vida é merdosa, sabe que que não é sorrindo que fica melhor. Sabe que por muito que sorria, os problemas não vão passar a sorri pra si. É fazendo que as coisas acontecem. É concretizando que as coisas se desenrolam. Provavelmente, o sorriso desse senhor influenciou-te e fez.te A TI encarar a TUA vida com um sorriso. Ao menos, a expressão desse homem serviu para ficares mais bem disposta e, consequentemente, enfrentares o resto do teu dia e CONCRETIZARES as tuas coisas sem te deixares ir abaixo pela falta de comapnhia até casa, pela rua que era a subir, pelas nuvens que ameaçavam pingar... É só a minha opinião claro. ;) Se calhar estou redondamente enganada e o senhor até tinha consciência de que a sua vida não valia um corno mas achou que se sorrisse as coisas ficariam mais fáceis de enfrentar. Quanto a mim, não funciono assim.

Sê bem vinda também ai meu Antro. *
Prazer.

Parisiense disse...

Eu costumo ser assim....aprendi isso quando vim de Angola, depois de ter passado dias e dias debaixo de fogo.
Agora qualquer problema não é nada ao lado de uma guerra.
Por isso sorrio sempre mesmo quando estou triste ou cansada....ajuda-me a virar essa pagina mais difícil...
E amanhã é um novo dia.

Beijokitas

Táxi Pluvioso disse...

Não é sossego que as pessoas querem quando correm para casa, é televisão.

A vida moderna fácil: puf, puf e está cá fora.

Anónimo disse...

Fico contente por ter conseguido finalmentem, ser a 9 jeitosa xD

ahhh


Escreves tão bem, foi mesmo comovente!

Já sabes, eu sorrio sempre, e tds deviam ser assim, da mais alegria, e parece q os problemas desaparecem mais facilmente.

No Porto (adoro o porto), costuma estar um senhor pobre encostado a cantar. Normalmente as pessoas passam e ignoram, mas algumas (como eu fiz) sorriem para ele, e mesmo n lhe dando dinheiro ele sorri para elas.
Acho fantastico a alegria q consegue ter com mais problemas do q a maioria q la passa com cara triste.


Parabéns pelo texto!

Andreia disse...

Há poucos sorrisos desses pela rua... *

Malinha disse...

Como um provérbio espanhol diz "Si la vida no te sonrie, sonriele tu" :)
Como estão a correr as aulinhas?
bjs

paulofski disse...

Nas grandes cidades há de facto muitas pessoas assim, que falam a sós com os seus fantasmas, que procuram o calor humano das esmolas, encaram as amarguras da solidão com um sorriso franco e que afujentam a solidão vagueando nas ruas, entre a multidão, sózinhos nos coredores da vida.

Gostei muito de ler o teu texto.

Bjs

Lu.a disse...

O que me deixou com um sorriso a mim foi esta música... :)

Táxi Pluvioso disse...

Boa vida de estudante, ler livros que não interessam, ouvir profes com menos interesse, e boa comida na cantina, não há tempo pra blogar? bfds

Sempre recomeçou o "5 para a meia-noite"? Tenho-me esquecido disso.

zé tó disse...

cambada de puxa saco